Regras

LFM 2022
Regras Gerais

1. Equipe de Administração


Gustavo Vilhena
Jefferson Peil
Leandro Henrique

2. Introdução

A LFM - Liga Brasileira de Football Manager, pioneira em campeonatos online de Football Manager, está de volta ao FMON.org.

Os jogos são realizados de forma semanal, e portanto a modalidade permite bastante liberdade para os que desejarem conciliar com outros torneios individuais.

Trata-se de uma modalidade de torneio por equipes. Equipes definem “blocos” de times ordenados e se enfrentam em confrontos contra outras equipes em melhor de 4 partidas (sendo possível o empate), a depender do número de membros inscritos. As equipes devem inscrever um número de membros suficiente para permitir substituições e rotatividade no elenco sempre que desejado.

Nas competições que tenham fase de grupos e mata-mata, as equipes melhor qualificadas na primeira fase poderão escolher o bloco de desempate.

Exemplo:
Bloco A - Times da Alemanha
Time 1 - Bayern, Dortmund, Wolfsburg, Werder Bremen, Gladbach
Time 2 - Bayern, Dortmund, Gladbach, Werder Bremen, Wolfsburg
Neste exemplo, o bloco A será jogado com os elencos originais de Wolfsburg x Gladbach.


3. Inscrições e Transferências

3.1. Inscrições de equipes
Para inscrever uma equipe na LFM, o capitão deverá incluí-la no portal da liga, acessando o item ”Criar equipe” no Menu. Na página de criação da equipe, serão solicitados os seguintes dados:

Nome da equipe;
Nome abreviado (3 letras);
Escudo da equipe (preferencialmente em formato .png com fundo transparente);
Cores da equipe.

3.2. Inscrições de membros

As equipes deverão ter de 5 a 6 membros, incluindo o capitão. 

Todos os membros cadastrados no site serão considerados jogadores aptos a disputar a LFM. Para inscrever um membro na equipe, o capitão deverá enviar uma proposta a ele, acessando o perfil do jogador no sistema da LFM. Após o aceite da proposta, será considerado apto a defender a equipe.

Um membro não pode defender mais de duas equipes durante a mesma temporada. Jogadores também não são autorizados a retornar à primeira equipe após se transferirem.
Transferências só podem ser realizadas durante as janelas de transferências.

Caso uma equipe decida por dispensar um determinado jogador, ou caso um jogador queira se desvincular de sua equipe, a dispensa/saída da equipe deverá ser feita pelo sistema.
Todos os jogadores deverão manter seus perfis no site atualizados, com pelo menos uma forma de contato (steam ou whatsapp).

Há um limite máximo de 03 jogos que um jogador pode fazer por uma equipe antes de se transferir para outra. após realizar este número de jogos, não poderá mais se transferir.

Contratação coringa: Equipes terão direito a contratar um membro (livre ou não) fora das janelas de transferências,
até uma data limite a ser estabelecida pela administração (a definir). Permanece a regra quanto ao número máximo de jogos permitido.


4. Competições

Todas as competições da LFM 2021 terão a seguinte dinâmica nas suas rodadas:
Domingo 0:00 - abertura do prazo de banimento de blocos no sistema;
Domingo 23:59 - Fim do prazo de banimento de blocos no sistema;
Segunda 0:00 - abertura da rodada (iní­cio do prazo para postagem de escalação no sistema e realização dos jogos).
Terça 12:00 - Fim do prazo para escalação das equipes no sistema;
Domingo 16:00 - Fim do prazo para realização dos jogos.
Os jogos poderão ser realizados imediatamente após as 2 equipes postarem suas escalações.
As equipes são obrigadas a realizar todas as partidas, independentemente do confronto em si estar definido em favor de uma equipe ou não.

LFM
Iniciada por uma fase de pontos corridos, jogando todos contra todos. Vitórias valem 3 pontos, empates valem 1 ponto e derrotas valem 0 ponto.
As 4 melhores equipes disputam semifinal e final (1º x 4º e 2º x 3º).

Copa LFM
Disputada por todas as equipes em sistema de mata-mata desde o início. Haverá sorteio dos confrontos sem regras, inclusive para determinar quais equipes disputarão a Primeira Fase (quando aplicável).

Supercopa LFM
Disputada entre o campeão da LFM contra o campeão da Copa LFM. Caso o campeão seja o mesmo, o vice da LFM entra na disputa.

5. Blocos

Envio dos blocos

Os capitães/vices das equipes deverão enviar as de blocos de suas equipes, preenchendo o formulário presente no item Blocos no menu da LFM. as escolhas poderão ser editadas até a véspera do início da temporada. Todos os 5 blocos deverão ser preenchidos, com 10 escolhas em cada em ordem do mais forte para o mais fraco na opinião da equipe. 
Todas as equipes terão lesões, suspensões e empréstimos removidos.

Banimento de blocos 

Cada equipe terá direito a banir 1 bloco dentre os 6 por rodada, resultando nos 4 blocos que serão jogados. Para isso, cada equipe deverá selecionar dois blocos (em ordem de prioridade) deseja banir dentro do prazo estipulado para este procedimento, que será sempre entre as 0h de domingo, e as 0h de segunda. 

Lista dos blocos

Blocos da LFM

6. Jogos 6.1. Formato dos jogos Os jogos deverão ser realizados em confrontos único, em campo neutro. Jogos empatados não terão desempate por gols fora, pênaltis ou qualquer outro critério.

Não é permitida a troca de um manager que começou um bloco por simples opção de sua equipe. 6.2. Regras para a criação dos jogos e itens não permitidos O save deverá ser criado carregando a DB Base da LFM e a DB do confronto (disponaveis para download no item “DB” do Menu), carregando as ligas LFM e Coréia do Sul, sempre na data a definir, na Coréia do Sul. É proibido que membros promovam renovações de contratos de jogadores e/ou contratações (jogadores e staff). É permitido realizar comentários na imprensa. É proibida a utilização de táticas sem atacante, a menos que o time por qualquer razão esteja com um jogador a menos durante a partida. Os jogos deverão ser criados com a opção "Proibir importação de táticas". Cobranças de lateral deverão ser sempre setadas em “misto” ou curto”. Deverá ser assinalada a opção “Impedir uso do Editor de Jogo”. Este ponto deve ser observado logo no início, e o jogo deverá ser recriado antes do jogo de ida caso o item não esteja assinalado. Posterior a isso, o jogo não deverá ser recriado. Jogadores expulsos na primeira partida não poderão atuar na segunda. Caso um dos dois jogadores tenha um jogador expulso e, após essa a expulsão o jogo caia/seja interrompido antes de seu final, ao retomar a partida o manager da equipe que teve o jogador expulso deverá escalar um goleiro reserva em substituição a este. Este goleiro reserva deverá permanecer no time titular de linha pelo tempo que restar da partida. Caso este se lesione, deverá ser substituído por outro goleiro no banco. A não observação a este item dará ao adversário a vitória por WO.

6.3. Jogadores lesionados e quedas Caso algum jogador se lesione antes do primeiro jogo, exclusivamente o membro afetado poderá optar por recriar ou não a partida antes do início do jogo de ida. Caso algum jogador se lesione durante o primeiro jogo ou no intervalo entre as partidas, a partida não poderá ser recriada. Caso ocorra uma lesão e então ocorra queda de servidor e o jogo tenha de ser recriado, este jogador lesionado somente poderá participar do jogo de volta caso o tempo de sua lesão permita isso. Caso não seja possível comprovar o tempo de lesão, o jogador estará liberado para jogar. Caso algum jogador tenha uma lesão com indicador de cruz vermelha (substituição obrigatória) e, após a lesão o jogo seja interrompido antes do seu final (por exemplo, devido a uma queda de conexão), ao retomar a partida o manager da equipe não poderá utilizá-lo neste jogo. Poderá utilizar no jogo de volta se for o caso. Caso essa lesão tenha ocorrido após as 3 substituições, deixando o time com um jogador a menos, deverá ser escalado um goleiro reserva no lugar, assim como ocorre em casos de expulsão. Em caso de lesão com indicador de cruz verde, o jogador pode jogar a continuação.

Caso um motivo de força maior impeça a finalização de uma partida, os jogadores deverão realizar os minutos faltantes com a adição de três minutos de acréscimo para cada tempo onde não houve o devido acréscimo, mantendo o placar do momento da queda. Ou seja, se o jogo cair no intervalo de uma partida ou após isso, não há necessidade de acrescer estes minutos, uma vez que o primeiro tempo já teve seu acréscimo devido.

6.4. Substituições e reservas Cada membro poderá levar até 12 reservas para o banco em seus jogos, podendo realizar 5 substituições durante a partida. Em caso de queda da partida, tendo que ser continuada a partida, ambos os times devem voltar com a mesma escalação da partida anterior (no momento em que o jogo foi interrompido). Caso volte com alguma alteração, será contada como substituição, reforçando que jogador já substituído não pode voltar a campo. A escalação do momento da queda deverá ser confirmada por screenshots que deverão ser compartilhadas entre os envolvidos antes que se retorne a partida. Pedimos que os jogadores (principalmente os que criam o servidor) tentem obter os prints necessários em caso de queda do jogo para provar o número de substituições e escalação ou, se sem printscreen, pedimos para que estes fiquem atentos para lembrarem-se disso. Se mesmo com a apresentação de evidências de que um jogador foi substituído, este jogador estiver entre os 11 em campo a qualquer momento da continuação daquela partida após recriar o servidor, será concedida a vitória no bloco por WO ao adversário.

6.5. Velocidade e exibição do jogo

O padrão será de dois toques acima da metade da barra, no modo Prolongado. Qualquer coisa diferente disso, somente em comum acordo entre os jogadores envolvidos.

7. Punições

Link para lista de punições

A Administração se reserva ao direito de julgar casos não relacionados diretamente na relação, podendo inclusive banir membros ou equipes a depender da gravidade das ocorrências, garantindo o andamento das competições.

Caso ocorram desistências de equipes, a Administração julgará o melhor formato para evitar que equipes sejam prejudicadas ou minimizar este prejuízo.