Regras
Caderno
de regras
LSO [Liga Save Online]
Organização:
Bruno Arraes
Diego Santos
Jefferson Peil
João Felipe
Marcel Silveira
Ricardo Ribeiro
1. Sobre
a organização inicial da liga
O
campeonato será organizado inteiramente dentro da plataforma do FMON e contará
com os seguintes parâmetros descritos abaixo:
1.1
Inscrição
A
inscrição será aberta no dia 27/08 até 30/08 sob uma taxa de R$20,00. Essa taxa foi
elaborada a fim de integrar a premiação ao final do campeonato e também ajudar
a filtrar apenas por competidores comprometidos tendo em vista que o campeonato
será disputado em dias e horários fixos [1.3.1].
Serão
disponibilizadas ao todo 16 vagas. Em caso de mais de 16 inscrições, o primeiro
filtro será feito por aqueles usuários que forem VIP do FMON. O segundo filtro,
caso tenhamos 16 inscritos VIPs, será realizado pela organização.
A
organização irá considerar os 16 participantes que ela julga mais
comprometidos, levando em conta a participação dos competidores em outros
campeonatos, sua assiduidade e comprometimento com prazos.
1.1.1
Após confirmação da inscrição
Uma vez
confirmada a inscrição, o competidor deverá submeter as seguintes informações
para a organização:
1.
Uma lista
com 5 clubes, ordenado pelo gosto pessoal.
2.
O tamanho
do campo o qual deseja jogar dentre as 3 opções:
i.Grande [110 x 75]
ii.Médio [105 x 70]
iii.Pequeno [100 x 64]
3.
A
distribuição de sua equipe técnica, totalizando 15 membros, excluindo-se o médico.
Sobre a
escolha de clubes
Serão
permitidos quaisquer clubes de âmbito mundial desde que o nome do clube não
contenha nenhum trocadilho. O competidor deverá listar seus 5 clubes
preferidos, visto que em caso de empate com outro competidor, por meio de
sorteio o vencedor ficará com a escolha e o perdedor ficará com a sua escolha
subjacente. Todos os clubes serão editados para terem igualdade de condições
nos aspectos financeiros, moral, reputação e demais condições que possam
influenciar dentro do jogo.
Sobre a
escolha da equipe técnica
Todos os
elementos da equipe técnica serão nivelados à mesma habilidade de 15 pontos.
Então ao competidor será designado apenas a organização da quantidade desses
membros.
Ex: "1 auxiliar, 3
preparadores físicos, 3 preparadores, 2 preparadores de goleiro, 1 preparador
de bola parada, 3 fisioterapeutas, 1 olheiro e 1 analista".
1.2
Premiação
Considerando
a inscrição de 16 participantes e a taxa de inscrição de R$20,00, será
arrecadado ao todo R$ 320,00 que serão divididos nas seguintes premiações:
Campeão
da Liga: R$ 200,00
Vice-campeão
da Liga: R$50,00
Campeão
da Copa: R$ 60,00
Vice-campeão
da Copa: R$ 20,00
A
premiação é acumulativa, ou seja, um mesmo competidor pode acumular os prêmios
da liga e da copa.
1.3 Sobre
o servidor
O
servidor terá nessa competição um host fixo: Diego Santos (será apenas host
e não manager), em caso de indisponibilidade do mesmo será substituído por
alguém que não seja manager. Os horários do servidor funcionarão da
seguinte forma:
1.3.1
Abertura do servidor para jogos aos domingos
Todos os
domingos às 19 horas, o servidor estará aberto para que os Managers editem as
preferências. A primeira partida começará exatamente às 19:15. O servidor será
fechado por volta das 21:30 horas, podendo se estender um pouco para finalizar
os jogos em andamento.
Fica
estabelecido também que deverão ser jogados ao menos 2 partidas todos os
domingos. Caso as 2 partidas sejam finalizadas até 20:45, será vista a
possibilidade da realização de um terceiro jogo.
Essa
regra de 2 jogos pode ser ignorada em casos excepcionais como o primeiro
domingo de jogo onde os competidores irão ter mais tempo para organizar
táticas, treinos, etc.
Lembrando
que a presença no servidor aos domingos é obrigatória.
1.3.2
Sobre a continuação automática aos domingos
O
servidor contará com continuação automática durante o horário oficial do
servidor a fim de prevenir atrasos e maximizar o tempo de jogos:
a.
30
segundos para continuação automática
1.3.3
Abertura do servidor entre domingos
Haverá
também a possibilidade da abertura do servidor fora dos domingos. Essas
aberturas, porém, serão apenas para que os managers possam organizar seus times
(ex: rotinas de treinos, táticas, bolas paradas). Não haverá jogos nessas datas
(sem antes comunicado pela organização em ocasiões extremamente específicas).
A
organização irá avisar aos competidores com 24 horas de antecedência quando for
abrir o servidor fora dos domingos para que todos possam se planejar. Ao
contrário do domingo, o dia dentro do jogo não será avançado e portanto a
participação nesses dias não é obrigatória.
2.
Montagem dos elencos
Para
propormos um campeonato equilibrado, a organização estipulou a construção dos
elencos em 2 etapas: o draft e o leilão. Ambos serão realizados através da
plataforma da FMON.
O elenco
deverá contar com no mínimo 25 jogadores, sendo no mínimo 3 goleiros.
4
jogadores serão provenientes do draft e os outros 21 virão a partir do leilão.
Não haverá um número máximo de jogadores permitidos.
2.1 Draft
Como mencionado anteriormente, o draft será responsável por 4 jogadores de cada elenco, sendo obrigatoriamente 1 de cada posição: goleiro, defensor (DC, DD, DE), meia (todos MDC,MC e MAC) e atacante (todos PL, MAD e MAE do sistema). O Manager poderá escolher qualquer jogador com o CA máximo de 160 obedecendo a sua ordem no sorteio e a posição (Goleiro, Defensor, Meia e Atacante)
Será realizado um sorteio para definir a ordenação dos jogadores.
2.1.1 Sorteio
O sorteio selecionará a ordem de escolha para as posições de atacante, meia, defensor e goleiro. O primeiro colocado no draft de atacantes, será automaticamente o último colocado no draft de meias, a décima primeira escolha nos zagueiros e décima escolha nos goleiros.
Todas as escolhas foram ajustadas para termos o mesmo peso para todos os jogadores.
Ex: A primeira escolha do draft de atacante será a vigésima escolha do draft de meias. A segunda escolha do draft de atacante será a décima nona escolha do draft de meias e assim por diante:
2.2
Leilão
Todos os
times receberão a mesma quantia de 700 milhões de Euros para utilizar como
quiserem no leilão, desde que obedeçam o critério de comprar ao menos 21
jogadores, sendo ao menos 2 goleiros.
Os valores dos jogadores no mercado foi pré-estabelecido pela adm de acordo com a Capacidade Atual (CA) dos jogadores, inclusive dos jogadores livres.
A moeda
fictícia será o Euro.
A duração
dos leilões será de 6 horas a contar da última proposta recebida pelo jogador,
sendo renovado a cada nova proposta. Dentro desse prazo para superar um lance
será necessário fazer uma proposta no mínimo 15% superior à anterior.
3.
Competições e regras de jogo
O save
contará com 2 torneios no decorrer de uma temporada sendo eles a Liga e a Copa.
3.1 A
liga
Todos os 20 clubes serão divididos em 2 grupos de 10 clubes. Os grupos disputam jogos de ida e volta, totalizando 18 jogos disputados para cada clube. Ao final das 18 rodadas, os 4 primeiros de cada grupo avançam às quartas de final da competição.
Critérios
de desempate: 1 - Vitórias; 2 - Saldo de Gols; 3 - Confronto Direto; 4 - Gols
Pró;
As oitavas de final terão o primeiro colocado do Grupo A contra o quarto colocado
do Grupo B e assim por diante assim como o primeiro colocado do Grupo B contra
o quarto colocado do Grupo A. Serão disputados 2 jogos sendo que o clube de
melhor campanha fará o segundo jogo em casa. Em caso de igualdade nos 2 jogos,
será decidido nos pênaltis. Os quatro times vencedores irão para as Semifinais
que será sorteada dentro do próprio jogo e tendo as mesmas regras para
classificação à final que também será disputada em dois jogos.
3.2 A
Copa
A copa
será disputada no sistema de mata-mata sendo que todas as fases terão jogos ida
e volta com sorteio de mando dentro do próprio jogo.
Dos 20
clubes, 8 serão sorteados para iniciar a competição nos 32 avos e 12 iniciarão
a competição nas oitavas-de-final.
Os 4
clubes vencedores dos 32 avos avançam às oitavas-de-final, compondo assim os 16
clubes que avançarão assim sucessivamente até a final.
3.3
Regras de jogo - Válidas para Liga e Copa
Em ambos
os campeonatos serão definidas as seguintes regras:
1.
3 cartões
amarelos geram suspensão de 1 jogo
2.
1 cartão
vermelho gera suspensão de 1 jogo
3.
Para cada
jogo, o treinador poderá levar até 12 substitutos.
4.
Durante o
jogo poderão ser feitas até 5 substituições ao decorrer de 3 paradas.
3.3.1
Sobre as lesões
Os
campeonatos terão as lesões funcionando normalmente. No entanto, a cada
competidor serão dados 3 "cards de cura" na temporada. O jogador
poderá escolher a hora de utilizá-lo e assim fazer com que seu jogador seja
curado da lesão.
Fica a
critério do jogador quando utilizar, a organização não vetará nenhum caso. Ao
mesmo tempo fica avisado que não serão consideradas curas adicionais em caso de
mal uso, portanto o competidor deve ter cuidado extra ao utilizar esse
privilégio.
4. Queda
do Servidor
Em caso
de queda no servidor do Host, todos os jogadores também cairão e infelizmente o
jogo terá que ser recarregado do último save. Caso tenha sido durante a
realização das partidas, elas serão refeitas do zero, sendo desconsiderado tudo
que tiver ocorrido na partida em que houve a queda.
Em caso
de queda dos Managers, deve-se retornar imediatamente, pois o servidor estará
aberto, caso não consiga retornar até a partida, ela será realizada com o
controle do time sendo feito pelo Adjunto da equipe técnica. Caso a queda
ocorra durante a partida, o adjunto também assumirá o time.
5. Punições
- Casos de combinações de resultados não serão
permitidos, em nenhuma hipótese.
- Caso a ADM descubra que um jogo teve resultado
combinado ambos os Managers serão excluídos do campeonato.
- Em casos de 3 faltas o Manager será excluído do campeonato. O Manager precisa estar logado às 19:15 que é o horário da primeira partida. Caso caia a conexão, o manager deve voltar antes do segundo jogo.
- Em casos de não cumprir os requisitos de elenco
mínimo e/ou de pelo menos 3 goleiros, o time será punido com a perda do jogador
de maior valor vindo do leilão, tendo a devolução de 80% do valor dele
para que sejam comprados jogadores para completar o elenco. Caso esse valor
ainda não seja suficiente haverá a perda também do segundo jogador com maior
valor e a devolução de 80% do valor dele.
- Qualquer problema com o jogo, procurem a ADM, nos
explique o que está acontecendo, caso alguém esteja com conduta que julgue
indevida, tirem print, nos expliquem a situação. SÓ É PUNIDO QUEM QUER, pois a
ADM está sempre a disposição para ajudar quando nos procuram.
- O Manager que for excluído não terá o valor da
inscrição devolvido.
- É PROIBIDO QUALQUER TIPO DE DESRESPEITO,
DISCRIMINAÇÃO E AFINS, TEREMOS TOLERÂNCIA ZERO COM ESSE TIPO DE ATITUDE!
Por fim lembre-se que o campeonato é feito para
todos, não só para a ADM, e o intuito final é e sempre será se divertir! Tenha fair-play
e trate o colega como gostaria de ser tratado dentro e fora do jogo e no grupo
de WhatsApp.
Bons jogos a todos.