Regras

Regras NFMB

ADMINS:

Jefferson Peil

Apodi

Marcel Silveira

Fábio Nilo


1 - Inscrições

- Todos os managers que tiverem interesse em participar, devem se inscrever, inclusive os que terminaram a ultima temporada da NFMB!

- Os managers que terminaram a ultima temporada tem vaga garantida na atual temporada.

- Para as vagas remanescentes, será dada preferência aos membro VIP FMON, por ordem de inscrição.

- Não haverá nenhuma competição continental na primeira temporada do ciclo.

- Para conseguir efetuar a inscrição o membro deverá obrigatoriamente ter o whatsapp verificado em seu perfil no FMON.


2 - Competições

2.1 - Estrutura do torneio

- O FMB (Futebol Mundial Brasileiro) é um torneio internacional de futebol que engloba quatro ligas principais: Alemã, Italiana, Espanhola e Inglesa.

- Cada liga consiste em oito times participantes. Além disso, cada liga também possui uma copa interna disputada no formato mata-mata.


2.2 - Classificação para Competições Europeias

2.2.1 - Classificação Direta para UCL:


- Os dois primeiros colocados de cada liga se classificarão diretamente para a UEFA Champions League (UCL) da próxima temporada.

- Os campeões da UCL e da UEFA Europa League (UEL) da temporada anterior também têm vaga direta garantida na UCL.


2.2.2 - Playoffs para Acesso à UCL:


- Os campeões das copas regionais de cada liga se enfrentarão em um jogo mata-mata.

- Os dois times vencedores avançarão para enfrentar os vice-campeões da UCL e UEL em jogos mata-mata para garantir o acesso à UCL.

- Caso o campeão da copa já esteja classificado por algum motivo na UCL, o terceiro colocado da liga local entrará em seu lugar no playoff.

2.2.3 - Classificação especificamente na primeira temporada para UCL:

- Classificarão os 2 primeiros de cada liga + os 4 campeões de cada copa local.

2.3 - Formação dos Grupos UCL:


- Os campeões das ligas locais serão os cabeças de chave nos grupos.

- Os demais times serão sorteados de forma que  minimize confrontos entre times locais.

- Formando assim 12 equipes divididas em 4 grupos com 3 equipes.


2.4 - Avanço na Competição:


- Avançam para as quartas de finais os 2 melhores de cada grupo.

- O terceiro colocado de cada grupo irá para as oitavas de finais da UEL, onde enfrentará os segundos colocados dos grupos da UEL em jogos de mata-mata para determinar os classificados para a próxima fase.


2.5 - UEFA EUROPA LEAGUE

2.5.1 - Formação dos Grupos da UEL (UEFA Europa League) 


- Os 4 times que não avançaram nos playoffs da UCL se juntam aos times que terminaram em terceiro e quarto lugar em cada liga.

- Caso o terceiro colocado, por algum motivo, tenha conseguido acesso à UCL, entra em seu lugar o quinto colocado da liga. 

- Isso gera 12 equipes divididas em 4 grupos com 3 equipes cada.

- Especificamente na primeira temporada os 4 times que terminarem em quinto lugar da liga ganham as 4 vagas que seriam dos playoffs. (ou quem herdar vaga seguindo a ordem de colocação da liga).


2.5.2 - Avanço na Competição:


- Avança para as quartas de finais o primeiro colocado de cada grupo.

- O segundo colocado irá para a fase de oitavas de finais e enfrentará os clubes eliminados na fase de grupos da UCL.

- Quem avançar nas oitavas de finais seguirá para as quartas de finais (os confrontos das oitavas serão sorteados onde os clubes vindos da UCL enfrentarão os clubes da UEL).


2.6 - Critérios de desempate (para todas competições)

1)Vitórias

2)Saldo de Gols

3)Gols Pró

4)Gols Contra

5)Confronto Direto


3 - Dos Jogos.


- Serão realizados dois jogos, um de ida e um de volta para cada rodada.

- É obrigatória a realização das partidas em modo Resumo, ficando a cargo dos 2 managers envolvidos na partida jogar em outro modo se assim for conveniente.

- Nas competições que tiverem mata-mata, em caso de empate no resultado agregado o jogo irá para os pênaltis.

- Se na primeira partida um jogador for expulso, ele não poderá jogar a segunda partida. Caso o manager escale o jogador expulso, automaticamente perderá a partida por WO ( 3x0 ).

- Se caso um dos managers tiver um jogador expulso e a partida cair, o jogo deve ser começado novamente, os managers jogarão o tempo restante + 3 minutos e no lugar do jogador expulso, o manager é obrigado a escalar um goleiro. Caso escale qualquer outro jogador de linha, o manager perde a partida por WO ( 3x0 ). Caso o manager só tenha um goleiro no elenco, um jogador de linha deverá ir para o gol para que o goleiro possa jogar no lugar do expulso.

- Se antes de começar a primeira partida um jogador vier lesionado, o manager tem a opção de recriar o jogo.

- Se o jogador se lesionar no meio da primeira partida ou no tempo da primeira até a segunda partida, o jogo não pode ser recriado.

- Se o jogador for lesionado e a partida cair, quando for jogado o tempo restante, o jogador não pode ser escalado. Se for na primeira partida, ele poderá ser escalado na segunda se o tempo da lesão terminar até lá.

- Cada manager pode levar 12 jogadores reservas para o banco e poderá realizar 5 substituições em 3 paradas durante a partida (o intervalo não conta como parada). 

- Caso a partida caia e os managers já tiverem substituído algum jogador, quando a partida for retomada, ambos os times tem que estar com a mesma escalação do momento da queda, e caso troque algum jogador será considerada como substituição. Caso exceda o total de 5 substituições perderá o jogo por WO ( 3x0 ).

- A cada partida é obrigado a apresentação dos printscreens de Vista Separada e da Classificação dos jogadores. Se não for tirado o print, a partida terá que ser refeita.

- Caso aconteça algum problema no jogo que impossibilite os dois managers a postarem os prints, os dois terão que confirmar os placares nos tópicos para as partidas serem validas.

- Se uma partida cair, deverá criar o jogo novamente e jogar os minutos restantes + 3 minutos.

- No caso da queda ocorrer nos acréscimos da partida, será jogado somente o tempo restante de acréscimo.

- Em caso de travamento na hora de cobrança de penalidade máxima, deve-se respeitar a cobrança, ainda que seja necessário que um dos managers saia do server para ela ocorrer. Logo após a cobrança, o server deve mostrar através de print o resultado da cobrança e posteriormente serem jogados os minutos restantes.

- É proibido renovar contratos ou fazer transferências durante os jogos.


4 - Dos Bônus por prazo.

- Cada equipe receberá € 15M de bônus por cumprimento de prazos.

- Em casos específicos poderemos flexibilizar a questão do recebimento de bônus para não prejudicar quem procurou jogo e não conseguiu jogar por conta do adversário.


5 - Transferências internas e mercado de extras/livres.


- Só será permitido negociar até três jogadores com o mesmo clube participante da competição por temporada, sendo empréstimo ou em definitivo.

- É permitida mais de uma venda do mesmo jogador na mesma janela, desde que respeitem o limite de 3 negociações (3 jogadores saindo ou 3 chegando) entre 2 clubes.

- Todas as equipes deverão manter sempre no mínimo 2 goleiros em seu elenco.

- Todas as equipes deverão ter no mínimo 18 jogadores no elenco, já contando com os goleiros.

- Todas as equipes deverão ter no máximo 25 jogadores no elenco, já contando os goleiros. Quem descumprir esta regra estará sujeito a punição a ser decidida pela adm.

- Cada time começará com 20 jogadores em seu elenco (os 20 de maior CA).

- Os valores dos jogadores no mercado foi pré-estabelecido pela adm para gerar maior igualdade entre as ligas.

- A moeda fictícia será o Euro.

- A duração dos leilões será de 6 horas, e dentro desse prazo para superar um lance será necessário fazer uma proposta no mínimo 25% superior à anterior.

- Poderão ser contratados 2 jogadores extras + 1 livre (sem contrato) para cada equipe. MAS NA PRIMEIRA JANELA IREMOS LIBERAR 3 EXTRAS + 1 LIVRE.

- Cada equipe poderá contratar 1 jogador extra-liga por empréstimo a cada temporada, pagando no mínimo 60% do valor de mercado pelo empréstimo de 1 temporada. Ao fim da temporada terá a opção de comprar o mesmo em definitivo por mais 60% do valor de mercado.

- O empréstimo de extra contará como uma das negociações extras às quais o time tem direito.

- Serão permitidas 3 dispensas na equipe, o valor será a metade do preço inicial do atleta, caso ele seja proveniente do mercado interno. Caso o jogador tenha sido adquirido do mercado externo em algum momento, o valor será e metade do pago nesta transação.

- O dinheiro irá para o cofre da equipe e o jogador dispensado entra como o jogador livre no modo leilão.

- Todos os empréstimos feitos terão duração até o fim da temporada atual.

- Os empréstimos poderão ser pagos ou de graça, de acordo com a negociação.

- Empréstimos poderão ter cláusula de opção de compra, onde ao fim da temporada o time que contratou poderá escolher se fica ou não em definitivo com o jogador emprestado pelo valor acordado previamente.

- Empréstimos poderão ter cláusula de obrigação de compra, onde ao fim da temporada o time que contratou terá que obrigatoriamente contratar o jogador emprestado.

- É proibido empréstimo de dinheiro entre clubes.

- Um jogador dispensado não poderá ser contratado pela mesma equipe que o dispensou na mesma janela de transferências que a dispensa foi executada.

- Um jogador não poderá ser dispensado na mesma janela em que foi contratado pela equipe, exceto em casos de empréstimos com obrigação de compra.


5.1 - Cláusula de rescisão (Créditos CBFM).


- À partir da 2ª temporada do ciclo 2024 teremos uma dinâmica nas janelas de transferência, a cláusula de rescisão.

- Todos os jogadores passam a ter uma cláusula de rescisão, que será igual ao seu valor de mercado com o acréscimo de uma porcentagem de 50%.


Ex.: Joãozinho foi contratado dos extras por 20M, e portanto um valor de mercado de igual à 20M também. À partir da janela subsequente ele terá uma cláusula de rescisão de 30M, ou seja, qualquer outra equipe poderá contratá-lo por esse valor, sem que seja necessário o aceite da equipe vendedora.


- Como forma de se proteger, todas as equipes poderão, a qualquer momento, aumentar o valor de mercado de seus jogadores, fazendo o pagamento da quantia desejada.


Ex.: O jogador Joãozinho, que tinha valor de mercado de 20M, eu pago mais 10M para aumentar o valor do mesmo para 30M, aumentando assim a clausula de rescisão de 30 para 45M.


- Jogadores dos elencos iniciais terão a cláusula calculada em cima do valor inicial.

- A dinâmica de cláusula de rescisão funcionará até a abertura dos extras de cada janela.


6 - Finanças e Premiações.

6.1 - Finanças iniciais.

- Inicialmente daremos uma cota bônus de 20M para cada equipe, além das finanças iniciais definidas por ranking de CA onde a maior média de CA partiu do zero e a diferença foi multiplicada por 10.


- Além dos times acima citados temos os seguintes:

*Luton média 126,44. Diff de 11,83 = 118.300.000 + 20 = 138,3M

*Monza média 132,22. Diff de 6,05 = 60.500.000 + 20 = 80,5M

*Hoffenheim média 133,16. Diff de 5,11 = 51.100.000 + 20 = 71,1M

6.2 - Premiações.

- A Liga contará com uma verba fixa de 2 Bilhões de Euros a partir da segunda temporada que será dividida da seguinte forma: Cotas 45%, Ligas 25%,Competições Europeias 17,5% e copa local 12,5%.

- Cada clube receberá 30 Milhões de cota a partir da segunda temporada.


Liga Local :

Campeão : 23,75 Milhões

Vice Campeão : 18,75 Milhões

Terceiro : 15 Milhões

Quarto : 13,75 Milhões

Quinto : 12,75 Milhões

Sexto : 12,75 Milhões

Sétimo : 11,75 Milhões

Oitavo : 11,75 Milhões

Artilharia : 2 Milhões

Assistente : 2 Milhões

MEC : 2 Milhões


UCL:

Campeão : 31,2 Milhões

Vice Campeão : 25 Milhões

Semifinalistas : 20,5 Milhões

Quartas de Finais : 16,5 Milhões

Fase de Grupos : 11,5 Milhões

Artilharia : 2 Milhões

Assistente : 2 Milhões

MEC : 2 Milhões


UEL:

Campeão : 19,2 Milhões

Vice Campeão :15,3 Milhões

Semifinalistas : 12,8  Milhões

Quartas de Finais : 10,2 Milhões

Fase de Grupos : 7 Milhões

Artilharia : 1 Milhão

Assistente : 1 Milhão

MEC : 1 Milhão


Copa Local:

Campeão : 15,6 Milhões

Vice Campeão : 9,4 Milhões

Semifinalistas : 7,5 Milhões

Quartas de Finais : 4,7 Milhões

Artilharia : 1 Milhões

Assistente :1 Milhões

MEC : 1 Milhões


Supercopa:

Campeão : 7 Milhões

Vice Campeão : 3,5  Milhões


- Ao final de cada temporada a ADM listará 5 jogadores por "posição" (5 zagueiros, 5 laterais, 5 meias - volantes + mcs + macs, 5 pontas, 5 atacantes) e os 11 mais votados (respeitando algo que se encaixe numa formação de futebol) serão premiados como melhores da temporada com o valor de 1 milhão por atleta. Obviamente um time pode ter 0, 1 ou vários jogadores indicados/premiados, usaremos o critério objetivo de desempenho (notas, assistências, gols, dados estatísticos).


7 - Punições.

- Casos de simulações não serão permitidos, em quaisquer hipóteses.
- Primeira vez que a ADM descobrir que um jogo foi simulado ambos os jogos serão empate e será aplicada uma multa de 10 milhões a cada equipe.

- Reincidentes em simulações de jogos em qualquer hipótese terá perda de pontos (além das partidas simuladas empatadas e a multa de 10M) e será discutida a possibilidade de exclusão do NFMB.

- Em casos de atrasos nos prazos: 1 dia perde o bônus, 2 dias daremos empate nos jogos e aplicaremos multa de 5M. 

- Em casos de reincidência em atraso dos prazos a ADM analisará o caso, podendo ocorrer demissão do manager.

- Ausência sem explicação, corpo mole, excesso de atrasos nos campeonato é motivo para demissão! 

- O time que for punido financeiramente, caso tenha troca de manager, a punição permanece no time

- O  manager que for punido com exclusão de campeonato, caso tenha troca de time, a punição é levada com o manager.

- Explicações pós prazo não servem de nada.

- Qualquer problemas com o jogos, procurem a ADM, nós explique o que está acontecendo, caso alguém esteja fazendo corpo mole, tirem print, nos expliquem a situação para evitar punições. SÓ É PUNIDO QUEM QUER, pois a ADM está sempre a disposição para ajudar quando nos procuram e também para foder a porra toda quando somem. 

- Os Adms estão liberados para dar qualquer tipo de punição durante todo o campeonato sem precisar de aviso prévio , caso o manager vacile.

- Jogadores que ficarem com saldo negativo, perderá 2 pontos por cada milhão

- O manager que ficar com saldo devedor durante o campeonato devido as multas, perderá o seu jogador mais caro para repor a grana e o jogador entra no modo livre na janela seguinte.

- É PROIBIDO QUALQUER TIPO DE DESRESPEITO, DISCRIMINAÇÃO E AFINS, TEREMOS TOLERÂNCIA ZERO COM ESSE TIPO DE ATITUDE!


Por fim lembrem que o campeonato é feito para todos, não só para a ADM, e o intuito final é e sempre será se divertir! Bons jogos a todos.


Agradecimentos ao pessoal da CBFM por liberar o compartilhamento de boa parte do caderno de regras.