Regras

Regras NFMB

ADMINS:

Jefferson Peil

Marco Torres

Eduardo Oliveira

Joaquim Morais


1 - Inscrições

- Todos os managers que tiverem interesse em participar, devem se inscrever!

- Os managers que terminaram a ultima temporada tem vaga garantida na atual temporada.

- Para as vagas remanescentes, será dada preferência aos membro VIP FMON, por ordem de inscrição.

- Vagas para campeonatos continentais são levadas com o manager para os ciclos seguintes, seja no mesmo FM ou do ano seguinte.

- Para conseguir efetuar a inscrição o membro deverá obrigatoriamente ter o whatsapp verificado em seu perfil no FMON.


2 - Competições

2.1 - Estrutura do torneio

- O TMFM (Torneio Mundial de Football Manager) é um torneio internacional de futebol que engloba 24 times divididos em 3 ligas com 8 cada.

- Cada liga consiste em oito times participantes. Além disso, cada liga também possui uma copa interna disputada no formato mata-mata.


2.2 - Classificação para Competições Europeias

2.2.1 - Classificação Direta para UCL:


- Os três campeões de cada liga se classificarão diretamente para a UEFA Champions League (UCL) da próxima temporada.

- Os três campeões de cada copa local se classificarão diretamente para a UCL da próxima temporada.

- Os campeões da UCL e da UEFA Europa League (UEL) da temporada anterior também têm vaga direta garantida na UCL.


2.3 - Formação dos Grupos UCL:


- Sorteio dividindo os times em 2 grupos com 4 participantes cada.


2.4 - Avanço na Competição:


- Avançam para as semifinais os 2 melhores de cada grupo.


2.5 - UEFA EUROPA LEAGUE

2.5.1 - Formação dos Grupos da UEL (UEFA Europa League) 


- Sorteio dividindo os times em 2 grupos com 4 participantes cada.


2.5.2 - Avanço na Competição:


- Avança para as semifinais os 2 melhores de cada grupo.


2.6 - Critérios de desempate (para todas competições)

1)Vitórias

2)Saldo de Gols

3)Gols Pró

4)Gols Contra

5)Confronto Direto


3 - Dos Jogos.


- Serão realizados dois jogos, um de ida e um de volta para cada rodada.

- É obrigatória a realização das partidas em modo Resumo, ficando a cargo dos 2 managers envolvidos na partida jogar em outro modo se assim for conveniente. A velocidade de jogo fica a critério dos 2 managers, sendo a mínima permitida a padrão do jogo.

- Nas competições que tiverem mata-mata, em caso de empate no resultado agregado o jogo irá para os pênaltis.

- Se na primeira partida um jogador for expulso, ele não poderá jogar a segunda partida. Caso o manager escale o jogador expulso, automaticamente perderá a partida por WO ( 3x0 ).

- Se caso um dos managers tiver um jogador expulso e a partida cair, o jogo deve ser começado novamente, os managers jogarão o tempo restante + 3 minutos e no lugar do jogador expulso, o manager é obrigado a escalar um goleiro. Caso escale qualquer outro jogador de linha, o manager perde a partida por WO ( 3x0 ). Caso o manager só tenha um goleiro no elenco, um jogador de linha deverá ir para o gol para que o goleiro possa jogar no lugar do expulso.

- Se antes de começar a primeira partida um jogador vier lesionado, o manager tem a obrigação de recriar o jogo.

- Se o jogador se lesionar no meio da primeira partida ou no tempo da primeira até a segunda partida, o jogo não pode ser recriado.

- Se o jogador for lesionado e a partida cair, quando for jogado o tempo restante, o jogador não pode ser escalado. Se for na primeira partida, ele poderá ser escalado na segunda se o tempo da lesão terminar até lá.

- Cada manager pode levar 12 jogadores reservas para o banco e poderá realizar 5 substituições em 3 paradas durante a partida (o intervalo não conta como parada). 

- Caso a partida caia e os managers já tiverem substituído algum jogador, quando a partida for retomada, ambos os times tem que estar com a mesma escalação do momento da queda, e caso troque algum jogador será considerada como substituição. Caso exceda o total de 5 substituições perderá o jogo por WO ( 3x0 ).

- A cada partida é obrigado a apresentação dos printscreens que comprovem que a partida aconteceu e o placar dos jogos exibido + o pkm de cada jogo. Se não for tirado o print, a partida terá que ser refeita.

- Caso aconteça algum problema no jogo que impossibilite os dois managers a postarem os prints, os dois terão que confirmar os placares nos tópicos para as partidas serem validas.

- Se uma partida cair no jogo de ida, deverá ser pausada no momento da queda, tirado os prints com placar e tempo de jogo, continuar normalmente para o segundo jogo no mesmo save, após isso recarregar e jogar o tempo restante +3 minutos.

- Se uma partida cair no jogo de volta, deverá ser pausada no momento da queda, tirando os prints com placar e tempo de jogo e recarregar para jogar o tempo restante +3 minutos.

- Em todo e qualquer caso de queda, serão respeitadas as lesões em quaisquer circunstâncias do jogo, exceto quando acontecerem lesões ANTES do primeiro jogo (partida de ida) que fica a obrigação de recriação, como citada anteriormente.

- Em caso de expulsões durante minutos não jogados nas partidas de ida com queda (ex.: manager A caiu aos 40 minutos, um jogador dele foi expulso aos 70 da partida de ida), fica obrigatória a recriação para que o jogador fique disponível para a volta.

- No caso da queda ocorrer nos acréscimos da partida, será jogado somente o tempo restante de acréscimo.

- Em caso de travamento na hora de cobrança de penalidade máxima, deve-se respeitar a cobrança, ainda que seja necessário que um dos managers saia do server para ela ocorrer. Logo após a cobrança, o server deve mostrar através de print o resultado da cobrança e posteriormente serem jogados os minutos restantes.

- É proibido renovar contratos ou fazer transferências durante os jogos.

- Caso os jogos sejam diferentes no mesmo servidor, apareça um placar diferente, a partida deve ser refeita do zero, se possível trocando o servidor.


4 - Dos Bônus por prazo.

- Cada equipe receberá € 5M de bônus por semana cumprida dentro do prazo e um bônus adicional de € 10M caso cumpra todos os prazos previstos.

- Em casos específicos poderemos flexibilizar a questão do recebimento de bônus para não prejudicar quem procurou jogo e não conseguiu jogar por conta do adversário.


5 - Transferências internas e mercado de extras/livres.


- Só será permitido negociar até três jogadores com o mesmo clube participante da competição por temporada, sendo empréstimo ou em definitivo.

- Todas as equipes deverão manter sempre no mínimo 2 goleiros em seu elenco.

- Todas as equipes deverão ter no mínimo 18 jogadores no elenco, já contando com os goleiros.

- Todas as equipes deverão ter no máximo 25 jogadores no elenco, já contando os goleiros. Quem descumprir esta regra estará sujeito a punição a ser decidida pela adm.

- Cada time começará com 20 jogadores em seu elenco (os 20 de maior CA).

- Os valores dos jogadores no mercado foi pré-estabelecido pela adm para gerar maior igualdade entre as ligas.

- A moeda fictícia será o Euro.

- A duração dos leilões será de 6 horas, e dentro desse prazo para superar um lance será necessário fazer uma proposta no mínimo 25% superior à anterior.

- Poderão ser contratados 2 jogadores extras + 1 livre (sem contrato) para cada equipe.

- Cada equipe poderá contratar 1 jogador extra-liga por empréstimo a cada temporada, pagando no mínimo 60% do valor de mercado pelo empréstimo de 1 temporada. Ao fim da temporada terá a opção de comprar o mesmo em definitivo por mais 60% do valor de mercado.

- O empréstimo de extra contará como uma das negociações extras às quais o time tem direito.

- Serão permitidas 3 dispensas na equipe, o valor será a metade do preço inicial do atleta, caso ele seja proveniente do mercado interno. Caso o jogador tenha sido adquirido do mercado externo em algum momento, o valor será e metade do pago nesta transação.

- O dinheiro irá para o cofre da equipe e o jogador dispensado entra como o jogador livre no modo leilão.

- Todos os empréstimos feitos terão duração até o fim da temporada atual.

- Os empréstimos poderão ser pagos ou de graça, de acordo com a negociação.

- Empréstimos poderão ter cláusula de opção de compra, onde ao fim da temporada o time que contratou poderá escolher se fica ou não em definitivo com o jogador emprestado pelo valor acordado previamente.

- Empréstimos poderão ter cláusula de obrigação de compra, onde ao fim da temporada o time que contratou terá que obrigatoriamente contratar o jogador emprestado.

- É proibido empréstimo de dinheiro entre clubes.

- Um jogador dispensado não poderá ser contratado pela mesma equipe que o dispensou na mesma janela de transferências que a dispensa foi executada.

- Transferências internas geram cashback de 15%, pedimos o bom senso de que evitem "vendas duplas" e façam moldes como trocas, fiscalizaremos possíveis abusos de cashback.

- Jogador que tenha passado pelo clube não gera cashback em recompras futuras.


5.1 - Cláusula de rescisão (Créditos CBFM).


- À partir da 2ª temporada do ciclo 2024 teremos uma dinâmica nas janelas de transferência, a cláusula de rescisão.

- Todos os jogadores passam a ter uma cláusula de rescisão, que será igual ao seu valor de mercado com o acréscimo de uma porcentagem de 75%.


Ex.: Joãozinho foi contratado dos extras por 20M, e portanto um valor de mercado de igual à 20M também. À partir da janela subsequente ele terá uma cláusula de rescisão de 35M, ou seja, qualquer outra equipe poderá contratá-lo por esse valor, sem que seja necessário o aceite da equipe vendedora.


- Como forma de se proteger, todas as equipes poderão, a qualquer momento, aumentar o valor de mercado de seus jogadores, fazendo o pagamento da quantia desejada.


Ex.: O jogador Joãozinho, que tinha valor de mercado de 20M, eu pago mais 10M para aumentar o valor do mesmo para 30M, aumentando assim a clausula de rescisão de 30 para 52,5M.


- Jogadores dos elencos iniciais terão a cláusula calculada em cima do valor inicial.

- A dinâmica de cláusula de rescisão funcionará até a abertura dos extras de cada janela.


6 - Finanças e Premiações.

6.1 - Finanças iniciais.

- Inicialmente daremos uma cota bônus de 20M para cada equipe, além das finanças iniciais definidas por ranking de CA onde a maior média de CA partiu do zero e a diferença foi multiplicada por 10. (em breve planilha com os valores de cota por diferença de CA)


Na tabela acima já consta o valor final da cota inicial [(diferença de ca x 10)+20M]

6.2 - Premiações.

- Cada clube receberá 30 Milhões de cota a partir da segunda temporada.


Liga Local :

Campeão : 25 Milhões

Vice Campeão : 20 Milhões

Terceiro : 15 Milhões

Quarto : 13 Milhões

Quinto : 12 Milhões

Sexto : 12 Milhões

Sétimo : 11 Milhões

Oitavo : 11 Milhões

Artilharia : 2 Milhões

Assistente : 2 Milhões

MEC : 2 Milhões
Melhor ataque: 5 Milhões
Melhor defesa: 5 Milhões


UCL:

Campeão : 35 Milhões

Vice Campeão : 25 Milhões

Semifinalistas : 20 Milhões

Fase de Grupos : 15 Milhões

Artilharia : 2 Milhões

Assistente : 2 Milhões

MEC : 2 Milhões


UEL:

Campeão : 25 Milhões

Vice Campeão : 20 Milhões

Semifinalistas : 15  Milhões

Fase de Grupos : 10 Milhões

Artilharia : 1 Milhão

Assistente : 1 Milhão

MEC : 1 Milhão


Copa Local:

Campeão : 15 Milhões

Vice Campeão : 10 Milhões

Semifinalistas : 7 Milhões

Quartas de Finais : 5 Milhões

Artilharia : 1 Milhão

Assistente :1 Milhão

MEC : 1 Milhão


Supercopa:

Campeão : 7 Milhões

Vice Campeão : 3,5  Milhões


7 - Punições.

- Casos de simulações não serão permitidos, em quaisquer hipóteses.
- Primeira vez que a ADM descobrir que um jogo foi simulado ambos os jogos serão empate e será aplicada uma multa de 10 milhões a cada equipe.

- Reincidentes em simulações de jogos em qualquer hipótese terá perda de pontos (além das partidas simuladas empatadas e a multa de 10M) e será discutida a possibilidade de exclusão do NFMB.

- Em casos de atrasos nos prazos: 1 dia perde o bônus, 2 dias daremos empate nos jogos e aplicaremos multa de 5M. 

- Em casos de reincidência em atraso dos prazos a ADM analisará o caso, podendo ocorrer demissão do manager.

- Em casos de não cumprir os requisitos de elenco mínimo/máximo e/ou de 2 goleiros no mínimo dentre eles, o time é punido com -5 pontos na tabela das ligas nacionais e 10M de multa por jogador a menos ou a mais no elenco.

- Ausência sem explicação, corpo mole, excesso de atrasos nos campeonato é motivo para demissão! 

- O time que for punido financeiramente, caso tenha troca de manager, a punição permanece no time

- O  manager que for punido com exclusão de campeonato, caso tenha troca de time, a punição é levada com o manager.

- Explicações pós prazo não servem de nada.

- Qualquer problemas com o jogos, procurem a ADM, nós explique o que está acontecendo, caso alguém esteja fazendo corpo mole, tirem print, nos expliquem a situação para evitar punições. SÓ É PUNIDO QUEM QUER, pois a ADM está sempre a disposição para ajudar quando nos procuram e também para foder a porra toda quando somem. 

- Os Adms estão liberados para dar qualquer tipo de punição durante todo o campeonato sem precisar de aviso prévio , caso o manager vacile.

- Jogadores que ficarem com saldo negativo, perderá 2 pontos por cada milhão

- O manager que ficar com saldo devedor durante o campeonato devido as multas, perderá o seu jogador mais caro para repor a grana e o jogador entra no modo livre na janela seguinte.

- É PROIBIDO QUALQUER TIPO DE DESRESPEITO, DISCRIMINAÇÃO E AFINS, TEREMOS TOLERÂNCIA ZERO COM ESSE TIPO DE ATITUDE!


Por fim lembrem que o campeonato é feito para todos, não só para a ADM, e o intuito final é e sempre será se divertir! Bons jogos a todos.


Agradecimentos ao pessoal da CBFM por liberar o compartilhamento de boa parte do caderno de regras.